PÁGINA INICIAL GALERIA DE FOTOS NOSSOS PARCEIROS NELORE RK NA MÍDIA MAPA DE LOCALIZAÇÃO ENTRE EM CONTATO CONOSCO
 
HISTÓRICO - NELORE RK
.
___ ___

HISTÓRIA DO REBANHO KF NA RAÇA NELORE

A Fazenda Coqueiral iniciou o melhoramento genético na Raça Nelore em 1984, quando Rinaldo Martiniano Kühni Fernandes, o 1º neto de Fritz Kühni (a 3ª geração da família KF), introduziu  a pioneira técnica de Inseminação Artificial de Nelore em Sairé, utilizando sêmen do grande raçador Nelore da época, “Khiriaky  da JA“, importante reprodutor, filho do "Taj Mahal I" em vaca Golias Importada para utilização nas matrizes Nelore cara limpa recém adquiridas, escolhidas em criteriosos rebanhos de Alagoas e Pernambuco.

Em 1985, com a chegada de Ricardo Kühni para colaborar na administração do empreendimento, buscou-se melhorar a rentabilidade da atividade agropecuária na propriedade, aproveitando a localização privilegiada ajustada à limitação da área, decidindo formar rebanho de Nelore LA ( Livro Aberto ). As melhores crias nascidas destas inseminações artificiais, seriam incorporadas ao plantel e abriria a possibilidade de fornecer tourinhos registrados na região do agreste pernambucano. Após 03 gerações de melhoramento genético, as crias receberiam o registro PO ( Puro de Origem ). Dentre 200 matrizes Nelore cara limpa, o então diretor técnico da SNC (Sociedade Nordestina dos Criadores), Dr. Josias Amorim Campos, selecionou apenas 17 matrizes; verdadeiras máquinas para o melhoramento genético da Raça Nelore da Fazenda Coqueiral.

Em 1987, Gertrud Kühni, única das filhas de Fritz Kühni a permanecer no Brasil, criando aqui sua família, animada com o novo segmento escolhido pela fazenda, de fornecedora de material genético, ofertando tourinhos Nelore LA, a proprietária e incentivadora da Fazenda, decidiu incrementar os investimentos na propriedade rural, optando por iniciar seleção de “Nelore PO“,   incorporando plantel de Nelore PO ( Puros de Origem ) para atender a crescente demanda de Tourinhos melhoradores da região, aumentando ainda mais a lucratividade do investimento e a rapidez do retorno.

A seleção de "Nelore PO" teve início com a Fazenda Coqueiral adquirindo matrizes do renomado plantel “Nelore JI“ do tradicional selecionador José Inojosa, o maior ganhador de todos os tempos na Raça Nelore;  “07 Palmas de Ouro“ (Melhor expositor) na mais importante exposição  Nordestina, no Parque do Cordeiro, em Recife – PE, além de matrizes da Fazenda Europa, do selecionador Newton Camargo, de Uberaba – MG e do Sr. Emílio Maya de Omena, da Fazenda Cacimbinhas, em Alagoas, além de Touros para repasse, do mais famoso rebanho de Nelore do Brasil; VR, do Sr. Torres Homem Rodrigues da Cunha e do selecionador de Uberaba – MG, José Humberto Rodrigues da Cunha, do rebanho IPÊ. Hidrolato do Ipê,  filho do Iguaçu da Pagador, ganhador de diversos campeonatos nas pistas do Nordeste, teve uma importante contribuição no  melhoramento do rebanho da Fazenda Coqueiral (Rebanho KF) na  Raça  Nelore.

Com o uso da Inseminação Artificial, utilizando sêmen de grandes raçadores disponíveis no mercado, formou-se o lastro de um dos melhores rebanhos Nelore do Nordeste do Brasil. A genética dos Touros Melhoradores: Visual da Zebulândia VR, Tabadã,  Gim e Ludy de Garça, Panagpur, Bitello SS,  Vermut VR, Ídolo MRA, Legat e Jisam MJ Sabiá, Fajardo da GB, Big Ben da Sta. Nice, Backup, Ganhoso,  1646 da MN, Ranchi e Rokan do Ipê Ouro, Ilustre NF da Eldorado,  Egipan, Marvek e Jamu das Reunidas, Regente do Espinho Preto, dentre outros, vem  formando a base de um dos planteis  mais vitoriosos, premiado nas mais pesadas pistas de Exposições do Nordeste. Importantes Campeonatos foram conquistados da Bahia ao Piauí.

Visando incorporar novas linhagens ao Rebanho RK, foram adquiridas matrizes filhas de famílias consagradas Nelore de importantes companheiros selecionadores  da atualidade, dentre eles : Adilson Torreão, Antônio Augusto Pacheco da Fazenda Água Doce – GO, Capri, Edval Gomes do Rego, ESTAF, Fazenda Reunidas Belo Horizonte de Fidelis Barreto - BA, Giulliano Nóbrega Malta, IBC, JAVA, José Firmino dos Anjos, Krishna – BA e  Maria Alzira Inojosa ( JI ).

A fazenda Coqueiral, palco do mais importante leilão de Fazenda do estado de Pernambuco na Raça Nelore “Remate & Top Baby da Coqueiral” disponibiliza animais para venda durante todo o ano. Aos 27 anos selecionando o melhoramento da Raça Nelore, o NELORE RK oferta no mercado o produto de seu incansável trabalho. Um nelore cada vez mais rústico, fértil e precoce.

Junte-se aos mais de 100 criadores beneficiados com a qualidade do NELORE RK, adquirindo matrizes, tourinhos e embriões deste rebanho vencedor. Ligue e agende sua visita. Venha realizar bons negócios.

___
.
MAXIMODIGITAL - Criando Sites Inteligentes - 8766.6594 / 9957.6535